terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Código de Ética Profissional

CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DOS ASSISTENTES
SOCIAIS
APROVADO EM 15 DE MARÇO DE 1993
COM AS ALTERAÇÕES INTRODUZIDAS
PELAS RESOLUÇÕES CFESS N.º 290/94 E 293/94
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da Sociedade Civil
Introdução
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  • Princípios Fundamentais
  •  
  • Título I - Disposições Gerais
  • Título II - Dos Direitos e Das Responsabilidades Gerais do Assistente Social
  •  
  • Título III - Das Relações Profissionais
  •  
  • Capítulo I - Das Relações com os Usuários
  •  
  • Capítulo II - Das Relações com as Instituições Empregadoras e Outras
  • Capítulo III - Das Relações com Assistentes Sociais e Outros Profissionais
  •  
  • Capítulo IV - Das Relações com Entidades da Categoria e Demais Organizações
    •  
    Capítulo V - Do Sigilo Profissional
  •  
  • Capítulo VI - Da Observância, Penalidades, Aplicação e Cumprimento
  • Título IV - Da Observância, Penalidades, Aplicação e Cumprimento

    RESOLUÇÃO CFESS N.º 273/93 DE 13 MARÇO 93
    Institui o Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais e dá outras
    providências.
    A Presidente do Conselho Federal de Serviço Social - CFESS, no uso de suas
    atribuições legais e regimentais, e de acordo com a deliberação do Conselho Pleno, em
    reunião ordinária, realizada em Brasília, em 13 de março de 1993,
    Considerando a avaliação da categoria e das entidades do Serviço Social de
    que o Código homologado em 1986 apresenta insuficiências;
    Considerando as exigências de normatização específicas de um Código de
    Ética Profissional e sua real operacionalização;
    Considerando o compromisso da gestão 90/93 do CFESS quanto à
    necessidade de revisão do Código de Ética;
    Considerando a posição amplamento assumida pela categoria de que as
    conquistas políticas expressas no Código de 1986 devem ser preservadas;
    Considerando os avanços nos últimos anos ocorridos nos debates e produções
    sobre a questão ética, bem como o acúmulo de reflexões existentes sobre a matéria;
    Considerando a necessidade de criação de novos valores éticos,
    fundamentados na definição mais abrangente, de compromisso com os usuários, com
    base na liberdade, democracia, cidadania, justiça e igualdade social;
    Considerando que o XXI Encontro Nacional CFESS/CRESS referendou a
    proposta de reformulação apresentada pelo Conselho Federal de Serviço Social;
    RESOLVE:
    Art. 1º - Instituir o Código de Ética Profissional do assistente social em anexo.
    Art. 2º - O Conselho Federal de Serviço Social - CFESS, deverá incluir nas
    Carteiras de Identidade Profissional o inteiro teor do Código de Ética.
    Art. 3º - Determinar que o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de
    Serviço Social procedam imediata e ampla divulgação do Código de Ética.
    Art. 4º - A presente Resolução entrará em vigor na data de sua publicação no
    Diário Oficial da União, revogadas as disposições em contrário, em especial, a Resolução
    CFESS nº 195/86, de 09.05.86.
    Brasília, 13 de março de 1993.
    MARLISE VINAGRE SILVA
    A.S. CRESS Nº 3578 7ª Região/RJ
    Presidente do CFESS
    INTRODUÇÃO
    A história recente da sociedade brasileira, polarizada pela luta dos setores
    democráticos contra a ditadura e, em seguida, pela consolidação das liberdades políticas,
    propiciou uma rica experiência para todos os sujeitos sociais. Valores e práticas até então
    secundarizados (a defesa dos direitos civis, o reconhecimento positivo das peculiaridades
    individuais e sociais, o respeito à diversidade, etc.) adquiriram novos estatutos,
    adensando o elenco de reivindicações da cidadania. Particularmente para as categorias
    profissionais, esta experiência ressituou as questões do seu compromisso ético-político e
    da avaliação da qualidade dos seus serviços.
    Nestas décadas, o Serviço Social experimentou no Brasil um profundo
    processo de renovação. Na intercorrência de mudanças ocorridas na sociedade brasileira
    com o próprio acúmulo profissional, o Serviço Social se desenvolveu teórica e
    praticamente, laicizou-se, diferenciou-se e, na entrada dos anos noventa, apresenta-se
    como profissão reconhecida academicamente e legitimada socialmente.
    A dinâmica deste processo - que conduziu à consolidação profissional do
    Serviço Social - materializou-se em conquistas teóricas e ganhos práticos que se
    revelaram diversamente no universo profissional. No plano da reflexão e da normatização
    ética, o Código de Ética Profissional de 1986 foi uma expressão daquelas conquistas e
    ganhos, através de dois procedimentos: negação da base filosófica tradicional,
    nitidamente conservadora, que norteava a "ética da neutralidade", e afirmação de um
    novo perfil do técnico, não mais um agente subalterno e apenas executivo, mas um
    profissional competente teórica, técnica e politicamente.
    De fato, construía-se um projeto profissional que, vinculado a um projeto social
    radicalmente democrático, redimensionava a inserção do Serviço Social na vida
    brasileira, compromissando-o com os interesses históricos da massa da população
    trabalhadora. O amadurecimento deste projeto profissional, mais as alterações ocorrentes
    na sociedade brasileira (com destaque para a ordenação jurídica consagrada na
    Constituição de 1988), passou a exigir uma melhor explicitação do sentido imanente do
    Código de 1986. Tratava-se de objetivar com mais rigor as implicações dos princípios
    conquistados e plasmados naquele documento, tanto para fundar mais adequadamente
    os seus parâmetros éticos quanto para permitir uma melhor instrumentalização deles na
    prática cotidiana do exercício profissional.
    A necessidade da revisão do Código de 1986 vinha sendo sentida nos
    organismos profissionais desde fins dos anos oitenta. Foi agendada na plataforma
    programática da gestão 1990/1993 do CFESS. Entrou na ordem do dia com o I Seminário
    Nacional de Ética (agosto de 1991) perpassou o VII CBAS (maio de 1992) e culminou no
    II Seminário Nacional de Ética (novembro de 1992), envolvendo, além do conjunto
    CFESS/CRESS, a ABESS, a ANAS e a SESSUNE. O grau de ativa participação de
    assistentes sociais de todo o País assegura que este novo Código, produzido no marco
    do mais abrangente debate da categoria, expressa as aspirações coletivas dos
    profissionais brasileiros.
    A revisão do texto de 1986 processou-se em dois níveis. Reafirmando os seus
    valores fundantes - a liberdade e a justiça social -, articulou-os a partir da exigência
    democrática: a democracia é tomada como valor ético-político central, na medida em que
    é o único padrão de organização político-social capaz de assegurar a explicitação dos
    valores essenciais da liberdade e da eqüidade. É ela, ademais, que favorece a
    ultrapassagem das limitações reais que a ordem burguesa impõe ao desenvolvimento
    pleno da cidadania, dos direitos e garantias individuais e sociais e das tendências à
    autonomia e à autogestão social. Em segundo lugar, cuidou-se de precisar a
    normatização do exercício profissional de modo a permitir que aqueles valores sejam
    retraduzidos no relacionamento entre assistentes sociais, instituições/organizações e
    população, preservando-se os direitos e deveres profissionais, a qualidade dos serviços e
    a responsabilidade diante do usuário.
    A revisão a que se procedeu, compatível com o espírito do texto de 1986, partiu
    da compreensão de que a ética deve ter como suporte uma ontologia do ser social: os
    valores são determinações da prática social, resultantes da atividade criadora tipificada
    no processo de trabalho. É mediante o processo de trabalho que o ser social se constitui,
    se instaura como distinto do ser natural, dispondo de capacidade teleológica, projetiva,
    consciente; é por esta socialização que ele se põe como ser capaz de liberdade. Esta
    concepção já contém, em si mesma, uma projeção de sociedade - aquela em que se
    propicie aos trabalhadores um pleno desenvolvimento para a invenção e vivência de
    novos valores, o que, evidentemente, supõe a erradicação de todos os processos de
    exploração, opressão e alienação. É ao projeto social aí implicado que se conecta o
    projeto profissional do Serviço Social - e cabe pensar a ética como pressuposto teóricopolítico
    que remete para o enfrentamento das contradições postas à Profissão, a partir de
    uma visão crítica, e fundamentada teoricamente, das derivações ético-políticas do agir
    profissional.
    PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
    •  
    demandas políticas a ela inerentes - autonomia, emancipação e
    plena expansão dos indivíduos sociais;
    Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das

    do autoritarismo;
    Defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e
    •  
    primordial de toda sociedade, com vistas à garantia dos direitos
    civis sociais e políticos das classes trabalhadoras;
    Ampliação e consolidação da cidadania, considerada tarefa
    •  
    da participação política e da riqueza socialmente produzida;
    Defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socialização
    •  
    assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos
    aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão
    democrática;
    Posicionamento em favor da eqüidade e justiça social, que
    •  
    incentivando o respeito à diversidade, à participação de grupos
    socialmente discriminados e à discussão das diferenças;
    Empenho na eliminação de todas as formas de preconceito,
    profissionais democráticas existentes e suas expressões teóricas,
    e compromisso com o constante aprimoramento intelectual;
    Garantia do pluralismo, através do respeito às correntes
    •  
    construção de uma nova ordem societária, sem dominaçãoexploração
    de classe, etnia e gênero;
    Opção por um projeto profissional vinculado ao processo de
    •  
    que partilhem dos princípios deste Código e com a luta geral dos
    trabalhadores;
    Articulação com os movimentos de outras categorias profissionais
    •  
    população e com o aprimoramento intelectual, na perspectiva da
    competência profissional;
    Compromisso com a qualidade dos serviços prestados à
    •  
    discriminar, por questões de inserção de classe social, gênero,
    etnia, religião, nacionalidade, opção sexual, idade e condição
    física.
    Exercício do Serviço Social sem ser discriminado, nem
    TÍTULO I
    DISPOSIÇÕES GERAIS
    Art.1º - Compete ao Conselho Federal de Serviço Social:
    a) zelar pela observância dos princípios e diretrizes deste Código, fiscalizando as ações
    dos Conselhos Regionais e a prática exercida pelos profissionais, instituições e
    organizações na área do Serviço Social;
    b) introduzir alteração neste Código, através de uma ampla participação da categoria,
    num processo desenvolvido em ação conjunta com os Conselhos Regionais;
    c) como Tribunal Superior de Ética Profissional, firmar jurisprudência na observância
    deste Código e nos casos omissos.
    Parágrafo único - Compete aos Conselhos Regionais, nas áreas de suas
    respectivas jurisdições, zelar pela observância dos princípios e diretrizes deste Código, e
    funcionar como órgão julgador de primeira instância.
    TÍTULO II
    DOS DIREITOS E DAS RESPONSABILIDADES GERAIS DO ASSISTENTE
    SOCIAL
    Art. 2º - Constituem direitos do assistente social:
    a) garantia e defesa de suas atribuições e prerrogativas, estabelecidas na Lei de
    Regulamentação da Profissão e dos princípios firmados neste Código;
    b) livre exercício das atividades inerentes à Profissão;
    c) participação na elaboração e gerenciamento das políticas sociais, e na formulação e
    implementação de programas sociais;
    d) inviolabilidade do local de trabalho e respectivos arquivos e documentação, garantindo
    o sigilo profissional;
    e) desagravo público por ofensa que atinja a sua honra profissional;
    f) aprimoramento profissional de forma contínua, colocando-o a serviço dos princípios
    deste Código;
    g) pronunciamento em matéria de sua especialidade, sobretudo quando se tratar de
    assuntos de interesse da população;
    h) ampla autonomia no exercício da Profissão, não sendo obrigado a prestar serviços
    profissionais incompatíveis com as suas atribuições, cargos ou funções;
    i) liberdade na realização de seus estudos e pesquisas, resguardados os direitos de
    participação de indivíduos ou grupos envolvidos em seus trabalhos.
    Art. 3º - São deveres do assistente social:
    a) desempenhar suas atividades profissionais, com eficiência e responsabilidade,
    observando a legislação em vigor;
    b) utilizar seu número de registro no Conselho Regional no exercício da Profissão;
    c) abster-se, no exercício da Profissão, de práticas que caracterizem a censura, o
    cerceamento da liberdade, o policiamento dos comportamentos, denunciando sua
    ocorrência aos órgãos competentes;
    d) participar de programas de socorro à população em situação de calamidade pública,
    no atendimento e defesa de seus interesses e necessidades.
    Art. 4º - É vedado ao assistente social:
    a) transgredir qualquer preceito deste Código, bem como da Lei de Regulamentação da
    Profissão;
    b) praticar e ser conivente com condutas anti-éticas, crimes ou contravenções penais na
    prestação de serviços profissionais, com base nos princípios deste Código, mesmo que
    estes sejam praticados por outros profissionais;
    c) acatar determinação institucional que fira os princípios e diretrizes deste Código;
    d) compactuar com o exercício ilegal da Profissão, inclusive nos casos de estagiários que
    exerçam atribuições específicas, em substituição aos profissionais;
    e) permitir ou exercer a supervisão de aluno de Serviço Social em Instituições Públicas ou
    Privadas que não tenham em seu quadro assistente social que realize acompanhamento
    direto ao aluno estagiário;
    f) assumir responsabilidade por atividade para as quais não esteja capacitado pessoal e
    tecnicamente;
    g) substituir profissional que tenha sido exonerado por defender os princípios da ética
    profissional, enquanto perdurar o motivo da exoneração, demissão ou transferência;
    h) pleitear para si ou para outrem emprego, cargo ou função que estejam sendo
    exercidos por colega;
    i) adulterar resultados e fazer declarações falaciosas sobre situações ou estudos de que
    tome conhecimento;
    j) assinar ou publicar em seu nome ou de outrem trabalhos de terceiros, mesmo que
    executados sob sua orientação.
    TÍTULO III
    DAS RELAÇÕES PROFISSIONAIS
    CAPÍTULO I
    Das Relações com os Usuários
    Art. 5º - São deveres do assistente social nas suas relações com os usuários:
    a) contribuir para a viabilização da participação efetiva da população usuária nas
    decisões institucionais;
    b) garantir a plena informação e discussão sobre as possibilidades e conseqüências das
    situações apresentadas, respeitando democraticamente as decisões dos usuários,
    mesmo que sejam contrárias aos valores e às crenças individuais dos profissionais,
    resguardados os princípios deste Código;
    c) democratizar as informações e o acesso aos programas disponíveis no espaço
    institucional, como um dos mecanismos indispensáveis à participação dos usuários;
    d) devolver as informações colhidas nos estudos e pesquisas aos usuários, no sentido de
    que estes possam usá-los para o fortalecimento dos seus interesses;
    e) informar à população usuária sobre a utilização de materiais de registro audio-visual e
    pesquisas a elas referentes e a forma de sistematização dos dados obtidos;
    f) fornecer à população usuária, quando solicitado, informações concernentes ao trabalho
    desenvolvido pelo Serviço Social e as suas conclusões, resguardado o sigilo profissional;
    g) contribuir para a criação de mecanismos que venham desburocratizar a relação com os
    usuários, no sentido de agilizar e melhorar os serviços prestados;
    h) esclarecer aos usuários, ao iniciar o trabalho, sobre os objetivos e a amplitude de sua
    atuação profissional.
    Art. 6º - É vedado ao assistente social:
    a) exercer sua autoridade de maneira a limitar ou cercear o direito do usuário de
    participar e decidir livremente sobre seus interesses;
    b) aproveitar-se de situações decorrentes da relação assistente social - usuário, para
    obter vantagens pessoais ou para terceiros;
    c) bloquear o acesso dos usuários aos serviços oferecidos pelas instituições, através de
    atitudes que venham coagir e/ou desrespeitar aqueles que buscam o atendimento de
    seus direitos.
    CAPÍTULO II
    Das Relações com as Instituições Empregadoras e outras
    Art. 7º- Constituem direitos do assistente social:
    a) dispor de condições de trabalho condignas, seja em entidade pública ou privada, de
    forma a garantir a qualidade do exercício profissional;
    b) ter livre acesso à população usuária;
    c) ter acesso a informações institucionais que se relacionem aos programas e políticas
    sociais e sejam necessárias ao pleno exercício das atribuições profissionais;
    d) integrar comissões interdisciplinares de ética nos locais de trabalho do profissional,
    tanto no que se refere à avaliação da conduta profissional, como em relação às decisões
    quanto às políticas institucionais.
    Art. 8º - São deveres do assistente social:
    a) programar, administrar, executar e repassar os serviços sociais assegurados
    institucionalmente;
    b) denunciar falhas nos regulamentos, normas e programas da instituição em que
    trabalha, quando os mesmos estiverem ferindo os princípios e diretrizes deste Código,
    mobilizando, inclusive, o Conselho Regional, caso se faça necessário;
    c) contribuir para a alteração da correlação de forças institucionais, apoiando as legítimas
    demandas de interesse da população usuária;
    d) empenhar-se na viabilização dos direitos sociais dos usuários, através dos programas
    e políticas sociais;
    e) empregar com transparência as verbas sob a sua responsabilidade, de acordo com os
    interesses e necessidades coletivas dos usuários.
    Art. 9º- É vedado ao assistente social:
    a) emprestar seu nome e registro profissional a firmas, organizações ou empresas para
    simulação do exercício efetivo do Serviço Social;
    b) usar ou permitir o tráfico de influência para obtenção de emprego, desrespeitando
    concurso ou processos seletivos;
    c) utilizar recursos institucionais (pessoal e/ou financeiro) para fins partidários, eleitorais e
    clientelistas.
    CAPÍTULO III
    Das Relações com Assistentes Sociais e outros Profissionais
    Art. 10 - São deveres do assistente social:
    a) ser solidário com outros profissionais, sem, todavia, eximir-se de denunciar atos que
    contrariem os postulados éticos contidos neste Código;
    b) repassar ao seu substituto as informações necessárias à continuidade do trabalho;
    c) mobilizar sua autoridade funcional, ao ocupar uma chefia, para a liberação de carga
    horária de subordinado, para fim de estudos e pesquisas que visem o aprimoramento
    profissional, bem como de representação ou delegação de entidade de organização da
    categoria e outras, dando igual oportunidade a todos;
    d) incentivar, sempre que possível, a prática profissional interdisciplinar;
    e) respeitar as normas e princípios éticos das outras profissões;
    f) ao realizar crítica pública a colega e outros profissionais, fazê-lo sempre de maneira
    objetiva, construtiva e comprovável, assumindo sua inteira responsabilidade.
    Art. 11 - É vedado ao assistente social:
    a) intervir na prestação de serviços que estejam sendo efetuados por outro profissional,
    salvo a pedido desse profissional; em caso de urgência, seguido da imediata
    comunicação ao profissional; ou quando se tratar de trabalho multiprofissional e a
    intervenção fizer parte da metodologia adotada;
    b) prevalecer-se de cargo de chefia para atos discriminatórios e de abuso de autoridade;
    c) ser conivente com falhas éticas de acordo com os princípios deste Código e com erros
    técnicos praticados por assistente social e qualquer outro profissional;
    d) prejudicar deliberadamente o trabalho e a reputação de outro profissional.
    CAPÍTULO IV
    Das Relações com Entidades da Categoria e demais Organizações da
    Sociedade Civil
    Art.12 - Constituem direitos do assistente social:
    a) participar em sociedades científicas e em entidades representativas e de organização
    da categoria que tenham por finalidade, respectivamente, a produção de conhecimento, a
    defesa e a fiscalização do exercício profissional;
    b) apoiar e/ou participar dos movimentos sociais e organizações populares vinculados à
    luta pela consolidação e ampliação da democracia e dos direitos de cidadania.
    Art. 13 - São deveres do assistente social:
    a) denunciar ao Conselho Regional as instituições públicas ou privadas, onde as
    condições de trabalho não sejam dignas ou possam prejudicar os usuários ou
    profissionais.
    b) denunciar, no exercício da Profissão, às entidades de organização da categoria, às
    autoridades e aos órgãos competentes, casos de violação da Lei e dos Direitos
    Humanos, quanto a: corrupção, maus tratos, torturas, ausência de condições mínimas de
    sobrevivência, discriminação, preconceito, abuso de autoridade individual e institucional,
    qualquer forma de agressão ou falta de respeito à integridade física, social e mental do
    cidadão;
    c) respeitar a autonomia dos movimentos populares e das organizações das classes
    trabalhadoras.
    Art. 14 - É vedado ao assistente social valer-se de posição ocupada na direção
    de entidade da categoria para obter vantagens pessoais, diretamente ou através de
    terceiros.
    CAPÍTULO V
    Do Sigilo Profissional
    Art. 15 - Constitui direito do assistente social manter o sigilo profissional.
    Art. 16 - O sigilo protegerá o usuário em tudo aquilo de que o assistente social
    tome conhecimento, como decorrência do exercício da atividade profissional.
    Parágrafo único - Em trabalho multidisciplinar só poderão ser prestadas
    informações dentro dos limites do estritamente necessário.
    Art. 17 - É vedado ao assistente social revelar sigilo profissional.
    Art. 18 - A quebra do sigilo só é admissível quando se tratarem de situações
    cuja gravidade possa, envolvendo ou não fato delituoso, trazer prejuízo aos interesses do
    usuário, de terceiros e da coletividade.
    Parágrafo único - A revelação será feita dentro do estritamente necessário,
    quer em relação ao assunto revelado, quer ao grau e número de pessoas que dele
    devam tomar conhecimento.
    CAPÍTULO VI
    Das Relações do Assistente Social com a Justiça
    Art. 19 - São deveres do assistente social:
    a) apresentar à justiça, quando convocado na qualidade de perito ou testemunha, as
    conclusões do seu laudo ou depoimento, sem extrapolar o âmbito da competência
    profissional e violar os princípios éticos contidos neste Código.
    b) comparecer perante a autoridade competente, quando intimado a prestar depoimento,
    para declarar que está obrigado a guardar sigilo profissional nos termos deste Código e
    da Legislação em vigor.
    Art. 20 - É vedado ao assistente social:
    a) depor como testemunha sobre situação sigilosa do usuário de que tenha conhecimento
    no exercício profissional, mesmo quando autorizado;
    b) aceitar nomeação como perito e/ou atuar em perícia quando a situação não se
    caracterizar como área de sua competência ou de sua atribuição profissional, ou quando
    infringir os dispositivos legais relacionados a impedimentos ou suspeição.
    TÍTULO IV
    Da Observância, Penalidades, Aplicação e Cumprimento Deste Código
    Art. 21- São deveres do assistente social:
    a) cumprir e fazer cumprir este Código;
    b) denunciar ao Conselho Regional de Serviço Social, através de comunicação
    fundamentada, qualquer forma de exercício irregular da Profissão, infrações a princípios e
    diretrizes deste Código e da legislação profissional;
    c) informar, esclarecer e orientar os estudantes, na docência ou supervisão, quanto aos
    princípios e normas contidas neste Código.
    Art. 22 - Constituem infrações disciplinares:
    a) exercer a Profissão quando impedido de fazê-lo, ou facilitar, por qualquer meio, o seu
    exercício aos não inscritos ou impedidos;
    b) não cumprir, no prazo estabelecido, determinação emanada do órgão ou autoridade
    dos Conselhos, em matéria destes, depois de regularmente notificado;
    c) deixar de pagar, regularmente, as anuidades e contribuições devidas ao Conselho
    Regional de Serviço Social a que esteja obrigado;
    d) participar de instituição que, tendo por objeto o Serviço Social, não esteja inscrita no
    Conselho Regional;
    e) fazer ou apresentar declaração, documento falso ou adulterado, perante o Conselho
    Regional ou Federal.
    Das Penalidades
    Art. 23 - As infrações a este Código acarretarão penalidades, desde a multa à
    cassação do exercício profissional, na forma dos dispositivos legais e/ ou regimentais.
    Art. 24 - As penalidades aplicáveis são as seguintes:
    a) multa;
    b) advertência reservada;
    c) advertência pública;
    d) suspensão do exercício profissional;
    e) cassação do registro profissional.
    Parágrafo único - Serão eliminados dos quadros dos CRESS, aqueles que
    fizerem falsa prova dos requisitos exigidos nos Conselhos.
    Art. 25 - A pena de suspensão acarreta ao assistente social a interdição do
    exercício profissional em todo o território nacional, pelo prazo de 30 (trinta) dias a 2 (dois)
    anos.
    Parágrafo único - A suspensão por falta de pagamento de anuidades e taxas só
    cessará com a satisfação do débito, podendo ser cassada a inscrição profissional após
    decorridos três anos da suspensão.
    Art. 26 - Serão considerados na aplicação das penas os antecedentes
    profissionais do infrator e as circunstâncias em que ocorreu a infração.
    Art. 27 - Salvo nos casos de gravidade manifesta, que exigem aplicação de
    penalidades mais rigorosas, a imposição das penas obedecerá à gradação estabelecida
    pelo artigo 24.
    Art. 28 - Para efeito da fixação da pena serão considerados especialmente
    graves as violações que digam respeito às seguintes disposições:
    Art. 3º - alínea c
    Art. 4º - alínea a, b, c, g, i, j
    Art. 5º - alínea b, f
    Art. 6º - alínea a, b, c
    Art. 8º - alínea b, e
    Art. 9º - alínea a, b, c
    Art.11 - alínea b, c, d
    Art. 13 - alínea b
    Art. 14
    Art. 16
    Art. 17
    Parágrafo único do art. 18
    Art. 19 - alínea b
    Art. 20 - alínea a, b
    Parágrafo único - As demais violações não previstas no "caput", uma vez
    consideradas graves, autorizarão aplicação de penalidades mais severas, em
    conformidade com o art. 26.
    Art. 29 - A advertência reservada, ressalvada a hipótese prevista no art. 32 será
    confidencial, sendo que a advertência pública, suspensão e a cassação do exercício
    profissional serão efetivadas através de publicação em Diário Oficial e em outro órgão da
    imprensa, e afixado na sede do Conselho Regional onde estiver inserido o denunciado e
    na Delegacia Seccional do CRESS da jurisdição de seu domicílio.
    Art. 30 - Cumpre ao Conselho Regional a execução das decisões proferidas
    nos processos disciplinares.
    Art. 31 - Da imposição de qualquer penalidade caberá recurso com efeito
    suspensivo ao CFESS.
    Art. 32 - A punibilidade do assistente social, por falta sujeita a processo ético e
    disciplinar, prescreve em 05 (cinco) anos, contados da data da verificação do fato
    respectivo.
    Art. 33 - Na execução da pena de advertência reservada, não sendo
    encontrado o penalizado ou se este, após duas convocações, não comparecer no prazo
    fixado para receber a penalidade, será ela tornada pública.
    §Parágrafo Primeiro - A pena de multa, ainda que o penalizado compareça
    para tomar conhecimento da decisão, será publicada nos termos do Art. 29 deste Código,
    se não for devidamente quitada no prazo de 30 (trinta) dias, sem prejuízo da cobrança
    judicial.
    §Parágrafo Segundo - Em caso de cassação do exercício profissional, além
    dos editais e das comunicações feitas às autoridades competentes interessadas no
    assunto, proceder-se-á a apreensão da Carteira e Cédula de Identidade Profissional do
    infrator .
    Art. 34 - A pena de multa variará entre o mínimo correspondente ao valor de
    uma anuidade e o máximo do seu décuplo.
    Art. 35 - As dúvidas na observância deste Código e os casos omissos serão
    resolvidos pelos Conselhos Regionais de Serviço Social "ad referendum" do Conselho
    Federal de Serviço Social, a quem cabe firmar jurisprudência.
    Art. 36 - O presente Código entrará em vigor na data de sua publicação no
    Diário Oficial da União, revogando-se as disposições em contrário.
    Brasília, 13 de março de 1993.
    MARLISE VINAGRE SILVA Presidente do CFESS
    Publicado no Diário Oficial da União N 60, de 30.03.93, Seção I, páginas 4004
    a 4007 e alterado pela Resolução CFESS n.º 290, publicada no Diário Oficial da União de
    11.02.94.

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